sábado, 8 de dezembro de 2012

Os adolescentes e jovens e as drogas em nossa cidade

A palavra “adolescer” vem do latim adolescere, que significa crescer, tornar-se maior. Desde a antigüidade, tem-se procurado identificar as características do adolescente. O filósofo grego Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.) considerava “que os jovens rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos.
Contradizem seus pais e tiranizam seus mestres”. Por outro lado, Aristóteles (383 a.C. - 322 a.C.) referia-se aos adolescentes como: “cheios de esperança, por não haverem sofrido muitos desenganos e se comprazem na convivência valorizando, mais que as pessoas de outras idades, a amizade e o companheirismo, já que buscam mais o amigo do que o interesse. Tudo fazem com excesso: se amam, se odeiam, se, enfim, agem, o fazem com veemência” .
Em nossa cidade hoje vocês vem adolescentes e jovens no mundo da droga, por falta do que fazer , enquanto nossas autoridades abandonam a cidade , e deixam o seu rastro, alguns jovens até pouco tempo atras eram as nossas revelações no esporte hoje eu encontro eles fumando (drogas) e bebendo nas periferias da cidades.
Uma cidade pequena que nem Guaraqueçaba onde da pra fazer do esporte uns dos maiores caminhos para retirada dos adolescente e jovens da droga, encontramos grandes empecilhos em nossa administração onde os cargos são dados por favores políticos e esquecem da população .
Encontrasse em Guaraqueçaba ginásio de esporte fechado, quadra de areia da praça central em péssima condições para pratica de esporte, a construção de uma quadra de salão, e de areia, e pista de atletismo que foi começada, provavelmente não sera terminada este ano.
No próximo mandato o secretario de esporte cultura e lazer terá muito serviço, pois a areá de esporte em Guaraqueçaba encontra-se perdida, neste final de mandato da atual gestão.
O QUE FAZER?
A dependência pode ser detida. Não há nada de vergonhoso em ser um dependente, desde que este tome consciência de sua situação, deixe de justificar seu comportamento, se preocupe com o seu bem-estar e comece a agir positivamente.
A recuperação é uma tarefa difícil e o tratamento médico é apenas uma parte desta recuperação. A participação dos pais e a união da família são os maiores fatores de combate ao tóxico, assim como a degradação da família é uma das causas do aumento do número de usuários.
Temos que dar um basta nas drogas em Guaraqueçaba, primeiramente buscar os adolescente e jovens para dentro do esporte e dar suporte, isto sera o trabalho rijo e árduo em nossa cidade

Um comentário:

Leandro Diéguiz disse...

Creio que essas atitudes vindo de um setor publico fortalece cada vez mais a esperança de ter uma pequena cidade com grandes talentos, jovens Guaraqueçabanos já foram destaques em esportes e também em cultura levando assim o nome da cidade como exemplo em varios lugares!